Violet Hill - Novo Single

sábado, 13 de outubro de 2007

Fátima!

Pois é hoje é dia 13 de Outubro, e em Fátima comemora-se os 90 anos da Aparição de Virgem Maria...

Mas tudo começou a 13 de Maio de 1917, a Virgem apareceu flutuando numa nuvem, rodeada de uma luz brilhante e segurando um rosário. E assim continuou durante esses meses fazendo a 13 de Outubro a última aparição da Virgem Maria...

Mas hoje em dia, assiste-se a uma inauguração de uma nova basílica de preço avultado, com, supostamente, dinheiro das esmolas e contribuições dos peregrinos de Fátima. Mas será possível essas esmolas chegarem aos 70 milhões de euros???
Será necessário gastar tamanha fortuna, ao construir algo desnecessário e polémico? Se formos a ver o défice desceu para 3% mas mesmo assim é muito alto... E continuamos a gastar dinheiro nos F´s de Salazar... Fátima, Fado e Futebol... Quando é vamos entender que o país atravessa uma crise? Quando????

Bem voltado ao passado...
Reza a "lenda", se é que poderá chamar lenda, que hoje faz 90 anos do milagre do sol... 70 mil pessoas se juntaram na Cova de Iria, na altura um terreno baldio, para ver nossa Senhora do Rosário...

Em 17 de outubro, O Dia, um jornal de Lisboa reportou o seguinte: À uma da tarde, meio dia pelo sol, a chuva parou. O céu, com uma cor cinza perolado, iluminava a vasta paisagem árida com uma luz estranha.

O sol tinha um fino véu transparente, viu-se girar e rodopiar no círculo das nuvens abertas. Um grito saiu de cada boca e as pessoas caíram de joelhos no chão pantanoso.

A luz tornou-se de azul formoso como se tivesse vindo através de vidros defumados de janelas de catedral e espalhou-se sobre as pessoas que estavam ajoelhadas com as mãos abertas. O azul se desvaneceu devagar e então a luz parecia passar através de um vidro amarelo. Manchas amarelas caíram sobre os panos brancos e sobre as saias escuras das mulheres. Também foram vistas nas árvores, nas pedras e na serra. As pessoas choravam e rezavam com as cabeças descobertas na presença do milagre que eles tinham esperado.

Outro grande jornal de Lisboa, o Século, mandou seu editor, Avelino de Almeida ao local das aparições. Ele veio preparado para ridicularizar as aparições, entretanto isto foi o que ele reportou:

Desde a estrada, onde os veículos estavam estacionados estavam reunidas centenas de pessoas que não se atreviam a atravessar o pântano, podia-se ver a imensa multidão que olhava para o sol, o que parecia estar livre das nuvens e a pino. Parecia como uma placa de prata desbotada e era possível olhá-lo sem nenhum incômodo.

Poderia ter sido um eclipse que estava acontecendo. Mas nesse momento escutou-se um grande grito e podia-se escutar os espectadores mais próximos gritando: "Milagre! Milagre!" Diante dos olhos atônitos da multidão, cujo aspecto era bíblico como se estivessem descobertos, ansiosamente buscando o céu, o sol, tremeu, fez alguns movimentos incríveis fora de suas leis cósmica - o sol "dançou" - de acordo com as expressões típicas das pessoas.

E assim acontece...

Sem comentários: